segunda-feira, 4 de abril de 2011

11ª Competição Estréia nos 10K

Depois de 4 meses sem participar de nenhuma competição, voltei as ruas...

Num domingo, nublado, 14º, não estava frio, estava agradável, fiz minha 1º corrida oficial do ano e ainda a estréia nos 10K...

Chegamos no local meio atrasados, eu o Rafael Galupo e a Silvia Caroline, estacionamos o carro um pouco longe, e faltava em torno de uns 20min pra largada, fomos caminhando normalmente, seguindo o fluxo, e de repente a gente vê uma placa de 8K, ou seja, estávamos a uns 2K do local da largada, ai começou o desespero, começamos a trotar, pois ainda precisávamos retirar o chip e fazer um aquecimento.
Chegando no local, não tinha nenhum um portão frontal, apenas laterais, e ainda pra piorar, o funil de largada bloqueava a entrada, ou seja, tive que ir até o final do funil para poder entrar no ginásio, ai nesse momento estava a uns 10min da largada, pessoal já estava indo para a largada, e eu contra o fluxo de pessoas, foi difícil, mas consegui chegar e retirar o chip, fiz um aquecimento rápido, e fui para o funil faltando menos de 5min, fiquei a uns 40m do portal...
 3000 atletas





A Largada

Como sempre, é uma confusão, você começa caminhando, da uma trotada, caminha mais um pouco, e ai que começa a correr, mas por sorte, logo que entramos na avenida principal, a galera foi pelo meio da rua, mas vi uns 2 na minha frente indo pela calçada, e segui os dois, e isso ajudou bastante, pois deu pra deixar muita gente pra traz, chegando nos perto dos 2K a corrida foi dividida, entre quem ia fazer os 5K e quem iria para os 10K, ai começou a melhorar, ficou mais tranqüilo pra correr, chegando nos 2K vi que estava com menos de 9min no cronometro, vi que estava indo abaixo do meu objetivo, fiquei feliz e segui no mesmo ritmo, mas ai começaram a vir os problemas, subidas, descidas, reta, subidas, decidas... Eram subidas curtas, mas foram muitas, e isso começou a me desgastar, quando cheguei nos 4K estava no limite do meu objetivo, ou seja estava decaindo muito no meu tempo, tinha que dar uma reagida...

Mudança de estratégia

Nesse momento, vi que não poderia manter o mesmo ritmo durante a prova inteira, e tive que mudar a estratégia, quando chegava numa subida eu relaxava um pouco, diminuía o ritmo para não gastar todo o meu fôlego, e na descida segurava para não ter tanto desgaste nas pernas, quando tinha um trajeto plano puxava o fôlego e acelerava o que podia, foi indo assim até o km 7 e já estava com o tempo acima. Mas nesse km voltamos para a avenida principal, era uma reta, praticamente plana, nesse momento pensei, agora eu dou uma acelerada até o km 9 e depois se sobrar fôlego acelero tudo o que der, e foi indo assim, km por km ia monitorando o cronometro e já via que estava melhorando, acabei concluindo a prova em 48min7s pace de 4min49s, segundo a minha meta que era pace de 4min50s, terminei a prova com 13s de sobra...


 Chegando...

 Medalha no Peito


Após a prova muito cansaço, e feliz, feliz por ter atingido a meta e por ter mais esperanças de conseguir um melhor tempo na Joinville 10K que participarei nesse próximo final de semana, metas para essa corrida eu tenho, mas prefiro guarda-las para mim, o porque disso?? Não sei... hahhaha


Resumo da prova

Distancia: 10K em 48min7s pace de 4min49s Vm=12,47km/h FCM 180

Colocação

Geral masculino
232º (1279)
Categoria (20-24)
11º(47)




Nenhum comentário:

Postar um comentário